Engenharia Civil

O engenheiro civil projeta, gerencia e executa obras como casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens. Ele acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma, da análise do solo e estudo da insolação e da ventilação do local até a definição dos tipos de fundação e os acabamentos. Especifica as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e define o material a ser usado. Chefa as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Este profissional também pode se dedicar à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício. Você pode ingressar na carreira com um curso tecnológico.

MERCADO DE TRABALHO

A construção civil é tão sensível às oscilações da economia que é usada como indicador de crescimento ou retração. As dificuldades econômicas enfrentadas pelo país neste ano, portanto, têm efeitos negativos no setor, afetando a empregabilidade do engenheiro civil. “Certos segmentos, no entanto, são vitais para a economia e não podem ficar estagnados”, diz Leila Miranda, diretora da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. “O saneamento é uma das áreas cuja necessidade de investimento é evidente. Para superar a crise de abastecimento de água precisam ser realizadas obras de grande porte, que demandam profissionais da engenharia civil.” A geração de energia, também fundamental para o país, exige obras civis e, consequentemente, engenheiros civis. A Região Sudeste continua sendo o principal mercado.

TESTES PROFISSIONAIS

Clique no link abaixo, faça o teste vocacional e descubra:

Engenharia é a melhor opção?

O CURSO

Além das disciplinas e das atividades em laboratório clássicas das engenharias, na área das Ciências Exatas, o curso de Engenharia Civil inclui desenho técnico e matérias das áreas de Administração e Economia. Nos três anos finais, o aluno cursa disciplinas mais ligadas às áreas da especialização escolhida: estruturas, construção civil, hidráulica e saneamento, transportes ou geotecnia. Para obter o diploma, o estágio é obrigatório, assim como um trabalho de conclusão de curso. atenção: há instituições que oferecem formação direcionada para uma área específica, como empresarial, com noções de administração e gestão de empresas na área (Furg-RS) e estruturas metálicas (Einstein-SP e UFSJ). A Univale-MG e a Uemg têm ênfase na área ambiental, que permite atuar tanto na construção civil e infraestrutura como em saneamento, licenciamento e gestão ambiental, diagnósticos e perícias. No ITA, o curso de Engenharia Civil-Aeronáutica forma também o engenheiro capaz de conceber e implantar aeroportos e heliportos e gerenciar o tráfego aéreo.

Duração média: 5 anos.

Outros nomes: Eng. de Prod. Civil; Eng. de Transp.; Eng. de Transp. e Log.; Eng. Portuária.

CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

Este tecnólogo orienta e gerencia as atividades e as equipes no canteiro de obras de construção civil. Além de fazer o controle técnico dos materiais e dos processos empregados na construção, acompanha o reconhecimento topográfico do terreno, as movimentações de terra e a pavimentação. Pode dedicar-se às instalações hidráulicas em obras de saneamento, determinando as escavações, a colocação das tubulações de água e esgoto e o aterro das valas. Ele também estuda e implementa novas tecnologias ou pode se especializar em determinado tipo de material. O curso é forte em Ciências Exatas e inclui desenho técnico. Com foco em aspectos práticos da profissão, o currículo inclui aulas de materiais de construção civil e gestão de obras. Não faltam aulas práticas nem atividades de laboratório. O estágio não é obrigatório, mas abre as portas para o mercado.

Atenção: alguns cursos têm enfoque específico, como estruturas metálicas, estradas e pavimentação.

Duração média: 3 anos.

Outros nomes: Constr. Civil; Constr. Civil (ed.); Constr. Civil (estrut. metálicas); Constr. Civil (movimento de terra e pavimentação); Constr. Civil (topografa e estr.); Contr. de Obras; Estr.

O QUE VOCÊ PODE FAZER?

  • Construção urbana:Projetar, construir e reformar prédios e grandes instalações, como estádios esportivos, shopping centers e aeroportos.
  • Estruturas e fundações:Projetar e edificar fundações e estruturas de madeira, aço ou concreto, que dão apoio às construções, calculando o material necessário e as dimensões da obra.
  • Gerência de recursos prediais:Manter em ordem a infra-estrutura de prédios e estabelecer padrões de qualidade, ocupação e uso do espaço.
  • Hidráulica e recursos hídricos:Projetar, gerenciar e executar obras de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem ou obras costeiras.
  • Infraestrutura e transporte:Projetar e construir obras como rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs, túneis e viadutos.
  • Saneamento: Fazer o projeto e construir obras de saneamento básico, como redes de captação e distribuição de água e estações de tratamento de água e esgotos.

ONDE ESTUDAR

As melhores escolas

estrela-dourada-em-3d_1053-79estrela-dourada-em-3d_1053-79estrela-dourada-em-3d_1053-79estrela-dourada-em-3d_1053-79estrela-dourada-em-3d_1053-79

CE Fortaleza UFC ④. DF Brasília UnB ④. GO Goiânia UFG ④. MG Belo Horizonte UFMG ④. PA Belém UFPA ③. PR Curitiba UFPR ②, UTFPR. RS Porto Alegre UFRGS ④. SC Florianópolis UFSC ④. SP Bauru Unesp ④. Campinas Unicamp ④. Guaratinguetá Unesp ③. Ilha Solteira Unesp ④. São Carlos USP. São José dos Campos ITA Eng. Civil-Aeronáutica ⑤. São Paulo USP.

estrela-dourada-em-3d_1053-79estrela-dourada-em-3d_1053-79estrela-dourada-em-3d_1053-79estrela-dourada-em-3d_1053-79

AL Maceió Ufal ④. BA Salvador UFBA ③. ES Vitória Ufes ④. MG Juiz de Fora UFJF ④. Viçosa UFV ④. MS Campo Grande UFMS ③. PB João Pessoa UFPB ④. PE Caruaru UFPE ⑤. Recife UFPE ③. PR Cascavel Unioeste ④. Londrina UEL ④. Maringá UEM ④. Pato Branco UTFPR ⑤. Ponta Grossa UEPG ③. RJ Campos dos Goytacazes Uenf ④. Niterói UFF ③. Rio de Janeiro Uerj Eng. Civil (constr. civil); Eng. Civil (estrut. e fundações); Eng. Civil (transp.) ③, UFRJ ④. RN Natal UFRN ④. RS Santa Maria UFSM ④. Joinville Udesc ④. SP São Carlos UFSCar ③.

estrela-dourada-em-3d_1053-79estrela-dourada-em-3d_1053-79estrela-dourada-em-3d_1053-79

AC Rio Branco Ufac ③. AL Maceió Ufal ③.AM Manaus UEA, Ufam ③. BA Salvador UFBA ③. Vitória da Conquista Uesb. CE Fortaleza Uece ③. Sobral UFC. ES Vitória Ufes ④. MG. Juiz de Fora UFJF ③. Montes Claros Unimontes ③. MT Cuiabá UFMT ③. PA Santarém Uepa. PB Cajazeiras UFCG ②. Campina Grande UFCG ③. João Pessoa UFPB ④. PE Petrolina Univasf-PE. PI Teresina UFPI ③. PR Cascavel Unioeste ④. RJ Niterói UFF ③. Rio de Janeiro Unirio ③. RO Porto Velho Unir ③. RR Boa Vista UFRR ③.RS Passo Fundo UPF ③. São Carlos UFSCar ④. TO Palmas UFT ③.

Legendas:

CPC (MEC) | ① ② ③ ④ ⑤ (Indicador de qualidade do MEC).

Fonte: Guia do Estudante, Editora Abril.

A revista Guia do Estudante 2016 está disponível no Colégio de Aplicação, com Sarah do Apoio Pedagógico. Nela você encontra o guia de Profissões e Vestibular mais completo do país! 

ge_profissoes_2016

Se liga e até a próxima!

 

Deixe um comentário